- Personalizações + R$ 0,00
- Total R$ 0,00
Muito se fala sobre o famoso cronograma capilar, mas você sabe quando é preciso aplicá-lo em sua rotina de cuidados capilares?
Afinal, o que é cronograma capilar?
Como o nome sugere, trata-se de uma rotina de cuidados para os cabelos. Você pode estar se perguntando se os cuidados rotineiros são considerados como um cronograma capilar.
A resposta é: não! Pelo menos, não necessariamente. Acontece que um cronograma é criado a partir da necessidade do seu cabelo no momento — e, sim, o seu cabelo passa por fases e momentos diferentes, mesmo com cuidados diários.
Por isso, antes de decidir qual cronograma capilar é ideal para o seu cabelo, vale fazer um teste de porosidade. É a porosidade que define a capacidade da estrutura capilar para a absorção de nutrientes.
Como fazer o teste de porosidade?
Pode parecer complexo, mas um teste de porosidade é simples e pode ser feito na sua própria casa!
Confira o passo a passo para fazer o teste do seu cabelo:
1. Pegue um copo transparente e o encha de água;
2. Arranque de 2 a 4 fios de cabelo e deposite-os no copo com água;
3. Após 10 minutos, confira se os fios estão boiando na parte de cima, no meio do copo ou se afundaram.
O resultado é certeiro:
Se os fios ficarem boiando na parte de cima, sem afundar, significa que as suas cutículas capilares estão bem fechadas, com baixa porosidade, o que impede a absorção de nutrientes.
Fios boiando no meio do copo lentamente significa que as cutículas estão parcialmente abertas, absorvendo nutrientes e os tratamentos diários na medida certa — este é o estado mais saudável de porosidade.
Agora, fios no fundo do copo, que afundaram rapidamente, querem dizer que o nível de porosidade é alto, ou seja, as cutículas estão bem abertas, absorvendo bastante água e, consequentemente, perdendo nutrientes.
Viu como é fácil fazer um teste de porosidade? O próximo passo é entender o cronograma capilar que você precisa seguir, de acordo com a necessidade do fio. Confira no calendário abaixo.



É por isso que é tão importante que você faça o teste de porosidade antes de decidir qual cronograma seguir. Afinal, um fio com nível de porosidade saudável absorverá os nutrientes com mais facilidade